Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Fisco agradece por email a contribuintes que pediram factura

O director-geral da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT), José Azevedo Pereira, terá ficado tão satisfeito, com os contribuintes que inseriram facturas no site E-fatura , que resolveu escrever um email de agradecimento: “Muito obrigado pela sua colaboração”, cita o Jornal de Negócios.

Fisco agradece por email a contribuintes que pediram factura
Notícias ao Minuto

11:50 - 05/06/13 por Notícias Ao Minuto

Economia IVA

“Muito obrigado pela sua colaboração”, agradece assim o Fisco, enviando um email aos contribuintes que introduziram facturas no site E-fatura. Tudo para “manifestar a gratidão da AT pela colaboração neste projecto de cidadania”, lê-se na missiva.

“O seu acto de receber facturas com IVA – que os comerciantes são sempre obrigados a emitir – e de nelas inserir o seu Número de Identificação Fiscal, garante que elas serão conhecidas pela AT. Esse seu acto simples é muito importante para si e para todos nós”, refere o email assinado pelo director-geral da AT.

José Azevedo Pereira aproveita ainda a ocasião para reforçar a ideia de que o pedido de comprovativo garante que o imposto “não será desviado ilicitamente por quem não cumpre a lei” e será entregue ao Estado. “O dinheiro que [o vendedor] recebe dos consumidores a título de IVA está em boas mãos – vai ser entregue ao País”, escreveu o responsável.

De acordo com o Jornal de Negócios, já foram inseridas mais de 197 milhões de facturas no site, das quais apenas 14 milhões tinham o número de contribuinte, ou seja o benefício fiscal foi de 2,1 milhões de euros, quando poderia ter sido de quase 17,5 milhões de euros.

Como forma de incentivar o pedido de facturas, o Governo aumentou, na semana passada, de 5% para 15% a percentagem do IVA a deduzir ao IRS com facturas de restaurantes e hotéis, cabeleireiros e mecânicos. Apesar disso, manteve o limite de 250 euros.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório