Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Bruxelas, satisfeita com fim de "longa saga", espera detalhes da venda

A comissária europeia para a Concorrência, Margrethe Verstagher, disse hoje estar "satisfeita" com a venda do Novo Banco, uma "longa saga" que se arrastou por mais de três anos, esperando por detalhes da operação "nas próximas semanas".

Bruxelas, satisfeita com fim de "longa saga", espera detalhes da venda
Notícias ao Minuto

12:27 - 05/04/17 por Lusa

Economia Novo Banco

"Foi bom termos visto o acordo de compra e venda e que conheceremos com mais detalhe nas próximas semanas", disse Margrethe Verstagher, em conferência de imprensa.

A comissária adiantou ser "muito positivo que esta longa saga -- que começou com o Banco Espírito Santo [BES] a necessitar de ajuda, passou pela solução temporária do Novo Banco e os acordos e compromissos então assumidos pelo Governo português para vender, num rasto que vai até 2014 -- esteja num processo de finalização".

"É bom que a venda esteja concluída e terminado um processo que durou mais do que três anos", salientou.

Reiterando que "compete às autoridades portuguesas decidirem a quem querem vender o Novo Banco", a responsável pela pasta da Concorrência no executivo comunitário disse que a venda do banco contribui para "assegurar que Portugal tem um sistema bancário competitivo, que beneficie toda a economia".

A venda do Novo Banco ao fundo de investimento norte-americano Lone Star foi anunciada na passada sexta-feira.

O grupo norte-americano vai realizar injeções de capital no montante total de 1.000 milhões de euros, dos quais 750 milhões de euros logo no fecho a operação e 250 milhões de euros até 2020, anunciou o governador do Banco de Portugal, Carlos Costa, confirmando a venda e assinatura dos documentos contratuais por parte do Fundo de Resolução.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório