Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Quase 21 mil milhões: Este é o peso da banca nas contas públicas

Desde 2007, a História de Portugal tem sido pródiga em quedas, recuperações, nacionalizações, privatizações e muitas outras operações na banca, quase sempre com impacto devastador nas contas do Estado.

Quase 21 mil milhões: Este é o peso da banca nas contas públicas
Notícias ao Minuto

13:03 - 03/04/17 por Bruno Mourão

Economia Banco de Portugal

De intervenção em intervenção, os valores assombrosos sucedem-se e tornam-se difíceis de relembrar: mil milhões, dois mil milhões, três, quatro... a soma não para de aumentar. Apenas três dias depois de Carlos Costa anunciar publicamente o acordo entre o Fundo de Resolução e o Lone Star para a venda do Novo Banco, o Banco de Portugal revela o impacto matemático das ajudas à banca desde a crise mundial e os cálculos são impressionantes. 

Segundo o banco regulador, "as medidas de apoio ao sistema financeiro realizadas desde 2007 e contabilizadas nos défices dos respetivos anos, tiveram um impacto acumulado que ascendeu a 7 por cento do PIB de 2016", um valor que corresponde a quase 13 mil milhões. No entanto, esta soma corresponde apenas ao valor que foi contabilizado oficialmente no défice e como tal, conta apenas uma parte da história. 

Juntando as intervenções no BPN, no BES, no Banif, as recapitalizações e investimentos na Caixa Geral de Depósitos e o dinheiro disponibilizado para equilibrar os níveis de capital dos bancos privados (ainda não devolvido na totalidade), o impacto das intervenções sobe de forma exponencial. 

"As medidas de apoio representam aproximadamente 11,3 por cento do PIB na dívida pública de 2016", revela o Banco de Portugal no destaque estatístico desta manhã, referindo-se a um valor que corresponde a praticamente 21 mil milhões de euros. Ainda mais preocupante é que estas contas só vão até dezembro do ano passado e não incluem por isso a recapitalização da Caixa Geral de Depósitos e a venda do Novo Banco.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório