Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

"O nosso problema é a degradação da competitividade externa"

O presidente do Fórum para a Competitividade, Pedro Ferraz da Costa, considerou hoje que o principal problema com que Portugal se confronta é o da degradação acentuada da competitividade externa da economia.

"O nosso problema é a degradação da competitividade externa"
Notícias ao Minuto

10:53 - 22/05/13 por Lusa

Economia Ferraz da Costa

"O nosso principal problema é a degradação acentuada da competitividade externa da economia portuguesa" e "é nos índices internacionais de competitividade que é mais fácil verificar o que recuámos", disse Ferraz da Costa no seminário "IDE em Portugal- Atrair Capitais Para Criar Emprego" que decorre no Centro de Congressos de Lisboa.

Em 2000, Portugal ocupava o 22º lugar do ranking 'World Economic Forum', em 2004 desceu para a 24º posição e depois desse ano foi ultrapassado em média por três países por ano, situando-se no 49º lugar em 2012.

Segundo Ferraz da Costa, Portugal perdeu 27 lugares num "indicador com grande visibilidade, de forma regular, apesar de alguns esforços conseguidos em melhorar neste indicador.

O economista disse que o Governo tem centrado, "e bem", a sua ação nos "enormes" desequilibrios macroeconómicos do país, nomeadamente o défice orçamental e o défice comercial e da balança corrente mas, agora, o desafio coloca-se ao nível da melhoria da competitividade da economia portuguesa para que possam ser assegurados novos empregos.

Ferraz da Costa defendeu a reorientação das empresas para a exportação e a atração do investimento direto estrangeiro.

"É urgente que se possa concentrar agora em contribuir para criar um setor exportador competitivo", acrescentou.

O economista afirmou também que Portugal tem de estimular o investimento direto estrangeiro, pois trata-se da "única variável" da criação de emprego a curto prazo.

"Espero que o Governo se concentre iguamente no redesenho de uma administração pública moderna, eficiente e financeiramente computável, caraterísticas que neste momento não possui", conclui.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório