Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Cristina Portugal assumirá presidência do regulador da energia em março

A advogada Cristina Portugal, vogal da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), deverá assumir a presidência do regulador da energia em março, substituindo Vítor Santos, cujo segundo mandato terminou em janeiro.

Cristina Portugal assumirá presidência do regulador da energia em março
Notícias ao Minuto

18:25 - 23/02/17 por Lusa

Economia ERSE

Na sexta-feira, serão votados os relatórios sobre as audições de Cristina Portugal e Mariana Serra de Oliveira, indigitadas para presidente e vogal do Conselho de Administração da ERSE, respetivamente, nomes que devem ir na próxima semana a Conselho de Ministros.

As escolhas para a ERSE já receberam parecer favorável da Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública (CReSAP).

A jurista Cristina Portugal chegou a vogal da ERSE em maio de 2016, com larga experiência profissional na área da defesa dos consumidores na associação de defesa do consumidor Deco e no conselho tarifário da ERSE.

Para substituir Cristina Portugal como vogal da ERSE, o Governo escolheu a economista Mariana Serra de Oliveira, que atualmente é adjunta do gabinete do secretário de Estado da Energia, Jorge Seguro Sanches, tendo antes passado pela ERSE e pelo gabinete de supervisão do mercado de eletricidade e gás em Inglaterra.

O antigo presidente, Vítor Santos, professor do ISEG, chegou à ERSE como vogal em maio de 2006, tendo assumido a presidência em janeiro do ano seguinte, em substituição de Jorge Vasconcelos.

Em 2012 foi reconduzido pelo Governo de Passos Coelho para um segundo mandato e agora não podia continuar à frente do regulador da energia, que recentemente, através do Orçamento do Estado para 2017, adquiriu novas competências.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório