Meteorologia

  • 07 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 26º

Banco britânico liderado por Horta Osório duplica os lucros

Os números apresentados esta manhã pelo Lloyds Bank são verdadeiramente impressionantes.

Banco britânico liderado por Horta Osório duplica os lucros
Notícias ao Minuto

12:13 - 22/02/17 por Bruno Mourão com Lusa

Economia Resultados

As dificuldades dos últimos anos estão ultrapassadas e o presente é risonho, assim como promete ser o futuro. 

O Lloyds Banking Group, um dos maiores grupos bancários do Reino Unido e do mundo, apresentou lucros de 2,514 mil milhões de libras (2,984 mil milhões de euros) em 2016, um aumento de 162% em relação ao ano anterior. 

Os números foram divulgados num comunicado apresentado à bolsa de Londres, onde o banco é cotado, e traduzem uma duplicação dos resultados positivos antes e depois de impostos. Olhando para s receitas totais, o aumento foi de 71% na comparação homóloga, rumo a uma faturação de 39,611 mil milhões de libras (47,049 mil milhões de euros) 

Em 2008, o Lloyds foi comprado pelo Estado britânico para evitar um colapso durante a crise mundial, mas hoje em dia, a participação pública é praticamente inexistente. As dificuldades no passado não parecem ter afetado os resultados atuais, que se explicam com os cortes na despesa. 

O banco justifica em parte os resultados obtidos com os "menores custos" associados às compensações ligadas ao escândalo em que se viu envolvido com os denominados 'Seguros de Proteção de Pagamento' (PPI, na sigla inglesa), um produto bancário que continha cláusulas camufladas que podiam levar a que o titular ficasse impedido de beneficiar do seguro quando dele necessitava. 

No comunicado, o Lloyds -- que chegou a ter o Tesouro britânico como dono de 43% do capital, mas é atualmente detido em cerca de 5% pelo Governo inglês -- referiu ainda que os seus resultados estão "inevitavelmente ligados à saúde da economia britânica, que foi mais resistente do que esperado pelo mercado após o referendo do 'Brexit'". 

"Obtivemos um rendimento financeiro sólido em 2016, ao mesmo tempo que continuamos a fazer progressos nas nossas prioridades estratégicas", afirmou o presidente do grupo, o português António Horta-Osório. 

Para além de destacar o aumento do lucro anual do grupo, o Horta-Osório afirmou ainda que o banco continuou a "melhorar a experiência dos clientes e a simplificar o negócio".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório