Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Governo começa a preparar site de imóveis públicos

Uma publicação feita hoje em Diário da República abriu a porta à criação de um grupo de trabalho que vai analisar a criação de um portal que junte os prédios do Estado.

Governo começa a preparar site de imóveis públicos
Notícias ao Minuto

15:11 - 20/01/17 por Bruno Mourão

Economia Grupo de trabalho

Se quer encontrar um imóvel público para dinamizar, em breve vai poder visitar um site onde terá toda a carteira de prédios e espaços disponíveis. 

A ideia é do próprio Governo e foi detalhada hoje em Diário da República, num despacho que abre a porta à criação de um grupo de trabalho interministerial com objetivos bem definidos: "No âmbito do programa SIMPLEX + 2016 pretende-se criar um portal especializado em imobiliário público que centralize e apresente informação sobre os imóveis do Estado disponíveis para a instalação de serviços públicos (área disponível à administração pública) e para rentabilização (área disponível aos cidadãos e às empresas)". 

"Importa fazer um levantamento do imóveis existentes, estabelecer os requisitos funcionais de tal portal e promover todas as ações subsequentes para a dinamização e aproveitamento do imobiliário público", esclarece o despacho n.º 920/2017, visto que "esta iniciativa inclui a desmaterialização das interações a que legalmente os serviços públicos se encontram sujeitos em matéria patrimonial e de gestão de instalações". 

O grupo de trabalho será presidido pelo secretário de Estado adjunto, do Tesouro e das Finanças e contará com as presenças da secretária de Estado adjunta e da Modernização Administrativa, do secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, da secretária de Estado da Justiça, do secretário de Estado das Autarquias Locais e da secretária de Estado da Segurança Social. 

Há também um conjunto de instituições que terão participação ativa: a Associação Nacional de Municípios Portugueses, a Direção-Geral do Tesouro e Finanças, a Autoridade Tributária e Aduaneira, a ESTAMO - Participações Imobiliárias S. A., o Instituto de Registos e Notariado, a Direção-Geral do Território, a Agência para a Modernização Administrativa e o Instituto de Gestão Financeira da Segurança Social.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório