Meteorologia

  • 18 NOVEMBRO 2017
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 15º

Edição

Filipe Meirinho é o novo líder da Entidade Nacional dos Combustíveis

Filipe Rodrigues Meirinho é o novo presidente da Entidade Nacional para o Mercado de Combustíveis (ENMC), sucedendo a Paulo Carmona, que liderou o organismo até dezembro passado, foi hoje anunciado.

Filipe Meirinho é o novo líder da Entidade Nacional dos Combustíveis
Notícias ao Minuto

15:59 - 11/01/17 por Lusa

Economia Matérias-Primas

Segundo o comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a nomeação de Filipe Meirinho tem efeitos retroativos a 7 de dezembro, dia em que o Governo aprovou, em Conselho de Ministros, a designação do antigo diretor para a área dos produtos petrolíferos presidente do Conselho de Administração da ENMC.

Paulo Carmona foi o primeiro presidente do organismo, constituído em 2013 pelo governo de Passos Coelho para substituir a Entidade Gestora de Reservas Estratégicas de Produtos Petrolíferos (EGREP), com o objetivo de "simplificar procedimentos e conseguir reunir numa só entidade as competências distribuídas pela EGREP, pela Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG) e pelo Laboratório Nacional de Energia e Geologia".

Agora, a ENMC vai ser extinta, passando as suas competências para a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) e para a DGEG.

A proposta do PCP de extinção da ENMC foi aprovada no parlamento com os votos favoráveis do PS e do Bloco de Esquerda.

Segundo a proposta, as competências da unidade de produtos petrolíferos e da unidade de biocombustíveis passam para a alçada da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) e as competências da unidade de reservas petrolíferas e da unidade de prospeção, pesquisa e exploração de recursos petrolíferos para a DGEG.

Além de novas competências em matérias dos combustíveis e biocombustíveis, a ERSE vai também passar a regular todo o setor do gás e os combustíveis derivados do petróleo, segundo a proposta aprovada no parlamento.

O setor do gás de petróleo liquefeito (GPL) em todas as suas categorias, nomeadamente engarrafado, canalizado e a granel, passa a estar sujeito à regulação da ERSE.

Seja sempre o primeiro a saber. Acompanhe o site eleito pela Escolha do Consumidor 2017.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as melhoras dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório