Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Câmara de Espinho quer renegociar a dívida à EDP

A Câmara Municipal de Espinho anunciou hoje que pretende renegociar a sua dívida para com a EDP, que é atualmente de 12,08 milhões de euros.

Câmara de Espinho quer renegociar a dívida à EDP
Notícias ao Minuto

17:51 - 09/01/17 por Lusa

Economia Energia

Segundo revela a autarquia em comunicado, essa intenção resulta da "evolução positiva das contas do município", que nos últimos quatro anos reduziu a sua dívida global "de 46,7 para 27,5 milhões".

"Isso possibilita pagamentos atempados a fornecedores e a liquidação de algumas dívidas do passado", explica a Câmara, referindo que, durante 2017, se prepara para "renegociar e liquidar através de um empréstimo em condições mais favoráveis a dívida acumulada de 12 milhões e 80.000 euros à EDP".

No mesmo documento, a autarquia informa que também já "liquidou antecipadamente 700.000 euros relativos a uma dívida contraída nos anos 90" para com a ADSE, que é o sistema de Segurança Social próprios dos funcionários da Administração Pública.

"Em resultado de uma rigorosa gestão financeira ao longo dos últimos anos, o município de Espinho passou a beneficiar de uma situação de cumprimento total do limite de endividamento, registando no final de 2016 cerca de 5 milhões de euros de margem positiva", repete a autarquia, como já comunicara a semana passada a propósito da sua execução em 2016.

A vereação socialista na Câmara de Espinho, por sua vez, atribui essa situação financeira ao aumento de impostos sobre a população residente e também ao facto de que, "entre 2011 e 2013, o atual Executivo deixou de pagar a dívida que o município tem para com a EDP", pelo que estava agora obrigado a liquidá-la em 2017 - como, aliás, admitia à Lusa o próprio vice-presidente da autarquia já em 2014.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório