Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 9º MÁX 17º

Novo Banco: "Não somos capazes de uma intervenção de que resulte lucro?"

“Vão fazer com o Novo Banco o que se fez com o Banif: pagar para alguém ficar com ele”, lamenta José Miguel Júdice.

Novo Banco: "Não somos capazes de uma intervenção de que resulte lucro?"
Notícias ao Minuto

08:56 - 04/01/17 por Goreti Pera

Economia José Miguel Júdice

José Miguel Júdice usou o exemplo do Lloyds Bank, no Reino Unido, para explicar aquela que considera ser uma má gestão do dossier do Novo Banco pelo Governo português.

No entender do advogado, é de recordar o caso do banco britânico, no qual “o Estado inglês teve de meter 20 mil milhões de libras, mais ou menos cinco vezes o que o Estado [português] meteu no Novo Banco”. Posto isto, “ao fim de oito anos, falta-lhe vender apenas 6,9% do capital e (…) o estado [inglês] vai ganhar mil milhões no seu investimento no Lloyds”.

“Porque é que não acontece isso com o Novo Banco? Porque é que nós não somos capazes de fazer uma intervenção da qual resulte, passados uns anos, um lucro [para o Estado] ou, pelo menos, não ter uma perda clamorosa como a que tivemos com o BPN, tivemos com o Banif e vamos ter com o Novo Banco?”, questiona o antigo bastonário da Ordem dos Advogados.

Em comentário na TVI24, José Miguel Júdice alerta, em relação ao banco que resultou da cisão do BES, que “sinais não são os melhores”. “Há uma entidade disposta a comprar por 750 milhões por 100% do capital, mas quer garantias superiores a mil milhões de euros”, explicou, convicto de que “vão fazer com o Novo Banco o que se fez com o Banif: pagar para alguém ficar com ele”.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório