Meteorologia

  • 03 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 10º MÁX 19º

Associação dos Transitários aberta a colaborar na dinamização dos portos

A Associação dos Transitários de Portugal (APAT) congratulou-se hoje com a estratégia do Governo para o aumento da competitividade dos portos portugueses, manifestando total disponibilidade para colaborar com o executivo e com todos os intervenientes na cadeia logística.

Associação dos Transitários aberta a colaborar na dinamização dos portos
Notícias ao Minuto

13:05 - 21/12/16 por Lusa

Economia Transportes

"A APAT considera muito positivo ter sido definida uma estratégia para o investimento nos portos. Saudamos a iniciativa, a ambição e o dinamismo demonstrado pela senhora ministra do Mar e estaremos expectantes e disponíveis para colaborar com o Governo e todos os intervenientes na cadeia logística", afirma a associação, em comunicado.

Na passada segunda-feira, a ministra Ana Paula Vitorino fez a apresentação da estratégia do Governo para o aumento da competitividade dos portos portugueses, e anunciou um conjunto de ações que passam pela captação de novos investimentos e pela criação de 12.000 novos postos de trabalho.

A APAT tem insistido na "necessidade de investimento nas infraestruturas logísticas como a melhor ajuda no crescimento da economia portuguesa" e considera que "o investimento nos portos é fundamental para atingir objetivos de crescimento que retirem o país do marasmo dos últimos oito anos".

No entender da APAT, "esta matéria não pode estar sujeita ao sabor das legislaturas" e apela ao consenso de todos os partidos para que, nas próximas eleições, "se houver mudança de Governo", não seja necessário "redefinir o que já estava inicialmente definido".

"Evitaríamos, assim, estar sempre a maquilhar despesas para apresentar crescimentos que depois não se sentem no nosso quotidiano", sublinha a associação, frisando que "a economia, as empresas e a sociedade estão a ser prejudicadas porque nas matérias que exigem planeamento de médio e longo prazo os partidos têm tido pouca consideração pelo interesse nacional."

No dia da apresentação da estratégia do executivo para a dinamização da atividade portuária, o primeiro-ministro, António Costa, afirmou que "Portugal tem potencial para o crescimento da atividade portuária", salientando que a fachada atlântica portuguesa está incluída numa rota de comércio global, que constitui uma aposta da China para as próximas décadas.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório