Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Lesados nos Açores acreditam que Governo vai encontrar solução em 2017

Elementos da delegação dos Açores da Associação dos Lesados do Banif manifestaram hoje a expectativa que o Governo da República encontre uma solução em 2017, agora que está resolvido o caso do Banco Espírito Santo (BES).

Lesados nos Açores acreditam que Governo vai encontrar solução em 2017
Notícias ao Minuto

20:18 - 20/12/16 por Lusa

Economia Banif

"A minha expectativa era que a solução fosse resolvida até ao fim do ano, mas é impossível não é? Vamos a ver se em 2017. Acho que sim, que há todas as condições para se resolver. Tem de se resolver", afirmou Carlos Presença à agência Lusa, acrescentando que sempre achou que "enquanto o caso BES não fosse resolvido, ninguém iria resolver o caso Banif".

Um grupo de açorianos lesados do Banif reuniu-se hoje numa missa na Igreja Matriz, em Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, para prestar homenagem a três lesados entretanto falecidos, tendo depois colocado velas à porta da antiga sede do banco na maior cidade açoriana.

Em 20 de dezembro de 2015, o Governo e o Banco de Portugal anunciaram a resolução do Banif -- Banco Internacional do Funchal, com a venda de parte da atividade bancária ao Santander Totta, por 150 milhões de euros, e a transferência de outros ativos - incluindo 'tóxicos' - para a nova sociedade veículo.

Em fevereiro, o presidente da Comissão Executiva do Santander Totta disse, nos Açores, após uma audiência com o presidente do Governo Regional, Vasco Cordeiro, que estava a ser estudada a situação dos clientes do ex-Banif subscritores de obrigações subordinadas, que totalizam 3.500 em todo o país com valores de 263 milhões de euros.

Carlos Presunça, que indicou que nos Açores há cerca de 1.000 lesados, destacou as diferenças existentes entre BES e Banif, alegando que esta última instituição bancária estava intervencionada pelo Estado, que tinha o capital maioritário, enquanto o BES pertencia a uma família.

"Cada vez mais por aquilo que tem saído na comunicação social foi, mais ou menos, um arranjinho que se fez para entregar o bolo-rei [Banif] aos espanhóis", referiu Carlos Presunça, que diariamente fala com vários lesados e ouve histórias de desespero.

O Governo da República apresentou na segunda-feira o mecanismo que permitirá minorar as perdas dos cerca de 4.000 clientes do BES que compraram papel comercial do GES, que foi à falência, e cujo reembolso nunca receberam.

Para o presidente do Governo Regional dos Açores, Vasco Cordeiro, a solução encontrada pelo executivo nacional para os lesados do BES é motivo de "satisfação", mas alertou que "também se espera naturalmente uma solução para os lesados do Banif".

Carlos Presunça reconheceu que o chefe do executivo açoriano tem-se mostrado muito interessado em ajudar a resolver esta situação "o mais rápido possível", o que ainda não aconteceu.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório