Meteorologia

  • 07 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 26º

Banco mais antigo do mundo cai 10% em bolsa após nega do BCE

As ações do banco italiano Monte dei Paschi, considerado o mais antigo do mundo, caíram hoje 10% na Bolsa de Milão, depois de a imprensa italiana ter noticiado que o BCE negou prolongar o prazo do aumento de capital.

Banco mais antigo do mundo cai 10% em bolsa após nega do BCE
Notícias ao Minuto

19:11 - 09/12/16 por Lusa

Economia Monte dei Paschi

Ainda de acordo com os meios de comunicação social italianos, o Conselho de Administração do banco vai reunir-se hoje à tarde para analisar a situação.

Na quarta-feira, o banco Monte dei Paschi pediu ao BCE autorização para prolongar até 20 de janeiro o aumento de capital em que já está a trabalhar para conseguir os fundos de que precisa (que se estimam em 5.000 milhões de euros).

Os governantes estão a preparar a recapitalização pública, se esta operação em curso falhar, segundo várias notícias.

O objetivo é evitar o encerramento da instituição.

Aquele que é considerado o banco mais antigo do mundo e o terceiro maior de Itália tem até finais de dezembro para concluir a operação de aumento de capital, mas tinha argumentado junto do BCE que era necessário prorrogar esse período em um mês devido ao clima de incerteza que se vive no país, que poderia afastar investidores e prejudicar o banco, e que se acentuou depois da demissão do primeiro-ministro, Matteo Renzi.

Há anos que é falado que o banco Monte dei Paschi tem problemas financeiros e, em julho, foi o banco que apresentou o pior desempenho nos testes de 'stress' a 51 bancos europeus, não tendo conseguido os valores mínimos exigidos pela Autoridade Bancária Europeia.

O banco da região italiana da Toscânia acumula muito crédito malparado e, para solucionar os problemas de solvência, aprovou recentemente a realização do terceiro aumento de capital dos últimos anos.

Os empréstimos malparados da banca italiana atingem os 360 mil milhões de euros, cerca de um terço do total existente na zona euro.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório