Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Deloitte Brasil multada em 18 milhões de dólares por falsificar auditoria

A filial brasileira da empresa de auditoria Deloitte foi multada num valor recorde de oito milhões de dólares (7,4 milhões de euros), por falsificar a certificação de uma transportadora aérea transacionada na bolsa norte-americana.

Deloitte Brasil multada em 18 milhões de dólares por falsificar auditoria
Notícias ao Minuto

22:04 - 05/12/16 por Lusa

Economia Estados Unidos

A agência de controlo das auditorias das empresas cotadas (PCAOB, na sigla em Inglês), estabelecida pelo Congresso dos EUA, em comunicado divulgado hoje, acusou a Deloitte Touche Tohmatsu Auditores Independentes de "emitir conscientemente materialmente falsos" relatórios de auditoria da Gol Intelligent Airlines em 2010.

A acusação incluiu também a obstaculização da investigação da PCAOB, realizada em 2012, através de ordens dadas a membros juniores para alterarem documentos e fazerem outras ações para ocultar a pista dos documentos, "com o conhecimento e participação dos líderes seniores da firma".

O caso inclui "algumas das piores más práticas que a PCAOB alguma vez descobriu", disse o chefe da agência, Claudius Modesti.

A Deloitte admitiu ter violado os padrões de qualidade e falhado na cooperação com a investigação.

Além da multa, a Deloitte Brazil foi intimada a apontar um monitor independente e proibida de aceitar novos clientes em algumas áreas, até que a monitorização confirme progressos nas práticas da firma.

A PCAOB sancionou uma dúzia de antigos dirigentes da Deloitte Brazil, incluindo o ex-líder do departamento de auditoria, que foi banido em permanência da indústria.

Outros foram multados entre 10 mil e 20 mil dólares e/ou suspensos entre um a cinco anos.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório