Meteorologia

  • 08 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 17º MÁX 30º

Tornámo-nos o bom aluno. "O que mudou? Em primeiro lugar, o crescimento"

O Comissário Europeu dos Assuntos Económicos e Financeiros teceu rasgados elogios a Portugal e ao Governo socialista. Falando numa melhoria clara, Pierre Moscovici classificou o crescimento como "surpreendentemente positivo".

Tornámo-nos o bom aluno. "O que mudou? Em primeiro lugar, o crescimento"
Notícias ao Minuto

14:50 - 18/11/16 por Bruno Mourão

Economia Pierre Moscovici

"Portugal está a recuperar, está a melhorar e a Comissão estará ao vosso lado." Foi assim, com confiança e otimismo que Pierre Moscovici resumiu a situação atual da economia portuguesa, no final de uma reunião com o Ministro das Finanças.

No salão nobre do Ministério, ao lado de Mário Centeno, o Comissário Europeu para os Assuntos Financeiros e Económicos reforçou que Portugal é um bom aluno e explicou porquê: "O que mudou? Em primeiro lugar, o crescimento".

"Os números do crescimento são muito positivos, surpreendentemente positivos. Graças a dois motivos principais: a explosão do turismo e também a força das exportações."

Numa autêntica chuva de elogios, o representante europeu falou de "um desvio mínimo" no défice deste ano, mas "esse desvio é tão pequeno que acreditamos que os riscos estão controlados". "Olhando para os países em risco de incumprimento, Portugal está claramente na melhor posição."

"Portugal está claramente a sair da crise económica, apesar de eu saber que muitas pessoas ainda estão a sentir as consequências da mesma", remata Moscovici, antes de assegurar que "não haverá nenhuma proposta para retirar os fundos europeus a Portugal" e não foi exigida mais austeridade ao Governo.

"Portugal está no bom caminho para sair do PDE no próximo ano, uma  decisão que será anunciada na primavera."

Após alguma insistência dos jornalistas, Moscovici comentou a situação da Caixa Geral de Depósitos para dizer apenas que "as coisas estão a seguir na direção certa". Quanto a Mário Centeno, voltou a reiterar que os procedimentos "estão a ser discutidos com as instituições europeias" e garante que "todos os atores envolvidos no processo da Caixa Geral de Depósitos estão comprometidos com o objetivo da Caixa desempenhar um papel muito importante na economia portuguesa".

[Notícia atualizada às 15h15]

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório