O Orçamento do Estado para 2017 não pressupunha o aumento extraordinário das pensões mínimas não contributivas até 275 euros, contudo o Governo deverá atender às exigências do PCP e Bloco de Esquerda, revela a TVI.
Se este aumento se garantir, as pensões mínimas deverão ter um aumento extraordinário de cinco a seis euros.
Este valor será uma espécie de contraproposta feita pelo Governo de António Costa aos partidos que sustentam a maioria parlamentar de Esquerda.
Segundo a TVI, as negociações ainda prosseguem e estarão concluídas amanhã.
Recorde-se que o Governo decidiu, na proposta de Orçamento do Estado para 2017, proceder a uma atualização extraordinária para o ano de 2017 das pensões para pensionistas cujo rendimento seja inferior a 1,5 IAS e que não tenham tido atualização.
Assim, as pensões até este valor que foram atualizadas entre 2011 e 2015 (ou seja, as rurais, sociais e do primeiro escalão do regime geral) ficavam excluídas deste aumento de 10 euros, cenário que agora deverá, em parte, mudar.
Ainda com dúvidas sobre as pensões mínimas? Esclareça-as aqui.