Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Wall Street fecha em baixa devido à reabertura do caso Hillary pelo FBI

A bolsa nova-iorquina encerrou hoje em baixa, depois de uma sessão marcada pelo regresso do caso das mensagens de correio eletrónico de Hillary Clinton, que eclipsou parcialmente um bom número sobre o crescimento.

Wall Street fecha em baixa devido à reabertura do caso Hillary pelo FBI
Notícias ao Minuto

23:59 - 28/10/16 por Lusa

Economia Bolsas

Os resultados definitivos da sessão indicam que o Dow Jones Industrial Average perdeu 0,05% (8,49 pontos), para as 18.161,19 unidades, e o Nasdaq 0,50% (25,87), para as 5.190,10. O índice alargado S&P 500 recuou 0,31% (6,63), para os 2.126,41 pontos.

"A sessão desenrolou-se de forma que parecia uma montanha russa", resumiu Bill Lynch, de Hinsdale Associates, mencionando a excitação dos investidores depois do anúncio da reabertura pela polícia federal (FBI, na sigla em Inglês) do caso relativo à utilização pela então secretária de Estado Hillary Clinton de correio eletrónico privado.

Em tom positivo no início, a bolsa passou para o terreno negativo depois daquele anúncio, que perturbou a campanha eleitoral de Clinton, candidata às presidenciais. À frente das sondagens, é também a favorita de numerosos investidores, seduzidos pela estabilizada associada à sua candidatura, quando comprada com a do rival, o republicano Donald Trump.

"Isto vai causar muita incerteza nos mercados", preveniu Art Hogan, da Wunderlich Securities.

"Uma das coisas de que se tinha a certeza, era que ela ia ganhar as eleições (...). E isto provavelmente está em questão", insistiu.

Esta atualidade veio somar-se a uma sessão já carregada no plano económico, uma vez que os investidores tinham tido conhecimento de um bom número sobre a economia norte-americana, com a taxa de crescimento do produto interno bruto (PIB) -- 2,9% no terceiro trimestre -- a atingir o máximo de dois anos, mesmo que esta não tenha suscitado um entusiasmo desmesurado.

Se o crescimento resultou, em particular, de um crescimento das exportações, alguns sinais foram menos animadores no relativo ao consumo, uma vez que as despesas das famílias baixaram nitidamente.

Para mais, "se os números sobre o PIB são claramente bons, isso não se traduz nas previsões de vários grandes grupos", sublinhou Michael James, de Wedbush Securities, exemplificando com os resultantes de sentido contrário conhecidos hoje no setor da tecnologia, com a Amazon a perder 5,19% e a Alphabet (Google), a valorizar 0,27%.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório