Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Capital mundial do ópio aumentou a produção. E muito

A esmagadora maioria da heroína do mundo vem de um só país e há más notícias: depois de alguns anos de quebra, o cultivo e colheita estão a voltar a níveis próximos dos máximos históricos.

Capital mundial do ópio aumentou a produção. E muito
Notícias ao Minuto

11:47 - 26/10/16 por Bruno Mourão

Economia Afeganistão

A realidade da produção de ópio é desconhecida da grande parte dos europeus. Em Portugal e em quase todo o restante continente, o clima é hostil para as papoilas soníferas e a utilização legal dos opiáceos na indústria farmacêutica é altamente regulamentado e controlado. 

No entanto, do outro lado do mundo, o Afeganistão surge em palco para reclamar o trono de capital do ópio, utilizado quase exclusivamente para a produção de heroína distribuída pelo resto do mundo. O país é a fonte de 90% da heroína consumida nos quatro cantos do planeta, tem quase dois terços das explorações legais de ópio da Terra e, para piorar a realidade, está a aumentar a produção. 

De acordo com o mais recente relatório das Nações Unidas, a quantidade de ópio produzida no Afeganistão aumentou 10% em relação a 2015, uma das maiores subidas anuais de sempre. A área cultivada ainda não voltou aos níveis históricos de 2014, mas os 201 mil hectares de terrenos ocupados estão muito próximos dos 224 mil de então. 

O sul do Afeganistão é o centro da indústria ilegal do ópio, mas a ONU avisa que no norte do país, o crescimento tem sido superior a 300% na maior parte das regiões ao longo dos últimos meses. 

A heoína sai do Afeganistão através da Turquia para chegar à Europa, passa pelo Paquistão para chegar à restante Ásia e à Oceânia e viaja de avião para o Canadá, onde é depois distribuída pelos Estados Unidos, América Central e América do Sul.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório