Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Vem aí um aumento extra de 10 euros para as pensões mais baixas

O Governo cedeu à pressão do Bloco de Esquerda e da CDU para atualizar os pagamentos a reformados que não tiveram direito a revisão nos últimos anos.

Vem aí um aumento extra de 10 euros para as pensões mais baixas
Notícias ao Minuto

13:32 - 14/10/16 por Bruno Mourão

Economia Orçamento

Os reformados da Segurança Social e da Caixa Geral de Aposentações com pensões mais baixas vão ter direito a uma muito ansiada atualização dos valores recebidos no próximo ano. 

Na versão preliminar do Orçamento divulgada esta manhã pela SIC, pode ler-se que "como forma de compensar a perda de poder de compra causada pela suspensão, no período entre 2011 e 2015, do regime de atualização das pensões", será feito um aumento extra de 10 euros nas pensões "de valor igual ou inferior a 1,5 vezes o valor do Indexante dos Apoios Sociais".

Na prática, o Governo propõe uma revisão nas reformas que em janeiro estejam abaixo dos 633,23 euros, o valor referido no Orçamento de acordo com as contas do Economia ao Minuto. Caso a inflação se mantenha na atual média anual de 0,7%, este será o teto das pensões a atualizar, pela soma da inflação ao Indexante de Apoios Sociais deste ano.

"São abrangidas pelo presente artigo as pensões do regime geral de segurança social e as pensões do regime de proteção social convergente atribuídas pela Caixa Geral de Aposentações que não tenham sido objeto de atualização no período entre 2011 e 2015", refere o Governo, esclarecendo que a atualização extra será feita em agosto e não terá efeitos nos ano seguintes: "No ano de 2018 e seguintes, a atualização do valor das pensões será efetuada nos termos da lei".

Recorde-se que esta manhã o primeiro-ministro António Costa já tinha referido que a sustentabilidade da Segurança Social seria reforçada no próximo ano graças à receita do novo imposto sobre o património imobiliário.

[Notícia atualizada às 13h50]

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório