Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Exportações de têxteis e vestuário aceleram crescimento em agosto

As exportações portuguesas de têxteis e vestuário aceleraram o crescimento em agosto, aumentando 16% em termos homólogos e impulsionando a evolução acumulada dos primeiros oito meses do ano para uma taxa próxima dos 6%, divulgou hoje a associação setorial.

Exportações de têxteis e vestuário aceleram crescimento em agosto
Notícias ao Minuto

13:33 - 10/10/16 por Lusa

Economia ATP

Em comunicado, a Associação Têxtil e Vestuário de Portugal (ATP) reporta que o valor exportado pelo setor somou 3.413 milhões de euros até agosto, destacando-se o contributo do vestuário e acessórios em malha (+12%), matérias-primas de algodão, entre as quais fios e tecidos (+22%), tecidos impregnados, revestidos e outras matérias têxteis de uso técnico (+12%) e os tecidos especiais, tufados, rendas, passamanarias e bordados (+17%).

No período, as exportações de têxteis e vestuário para países da União Europeia subiram 8%, com destaque para o crescimento registado em Espanha (+12%), Alemanha (9%), Itália (+13%), Holanda (+12%) e Suécia (+19%).

Já para os países não comunitários as exportações do setor caíram 6%, com Angola (-52%), EUA (-8%), Brasil (-27%) e China (-9%) a liderarem as quedas mais significativas.

No final de agosto, a balança comercial do setor registava um saldo positivo de 888 milhões de euros e uma taxa de cobertura de 135%.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório