Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Governo quer facilitar venda de ativos tóxicos da banca

Mário Centeno revelou um novo plano legislativo que está a ser preparado pelo Executivo para ajudar as instituições financeiras a libertar os ativos problemáticos.

Governo quer facilitar venda de ativos tóxicos da banca
Notícias ao Minuto

08:51 - 10/10/16 por Bruno Mourão

Economia Legislação

Uma lei mais flexível, que tornará mais fácil a reestruturação de dívidas e a venda de registos financeiros 'tóxicos'. Esta é a pretensão do Governo de iniciativa socialista, revelada através da voz de Mário Centeno em entrevista à agência Bloomberg. 

"Estamos a preparar um pacote legislativo que permitirá aos bancos retirarem mais valor da reestruturação dos seus empréstimos. Isto significa que será mais fácil vender os ativos", assegura o ministro das Finanças. Centeno garante que "o valor dos ativos irá também aumentar", devido à maior flexibilidade e facilidade nas vendas. 

Para garantir que os ativos problemáticos desaparecem, o Governo está "a trabalhar numa solução que não implicará, como é claro, qualquer ajuda do Estado". 

O Ministro das Finanças deixa no ar a possibilidade de criar um fundo de gestão de ativos com a responsabilidade de ajudar os bancos a ganhar maior margem financeira, uma hipótese que será "muito ativamente discutida" com a Comissão Europeia já neste mês de outubro.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório