Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Economia britânica enfrentará "turbulência" nas negociações do Brexit

O ministro das Finanças do Reino Unido alertou hoje que a economia britânica deverá enfrentar "alguma turbulência" durante as negociações do 'Brexit' e a confiança dos consumidores e empresários poderá subir e descer "como uma montanha russa".

Economia britânica enfrentará "turbulência" nas negociações do Brexit
Notícias ao Minuto

13:05 - 03/10/16 por Lusa

Economia Ministro

"Devemos esperar alguma turbulência enquanto decorrer este processo negocial", disse Philip Hammond à BBC, antes de um discurso na conferência anual do partido conservador, no poder.

O ministro antecipou um período de dois anos, "ou talvez até mais, em que as empresas manifestação incerteza em relação ao estado final das relações" entre o Reino Unido e a União Europeia.

Hammond admitiu mesmo que as empresas estão a adiar decisões de investimento devido a essa incerteza.

"Se não interviermos para contrariar esse efeito, haverá consequências para o crescimento e o emprego", disse o governante, assumindo que manter a estabilidade dos consumidores e das empresas é o seu desafio.

"Devemos esperar um período em que a confiança andará a subir e a descer - talvez como numa montanha-russa - até termos um acordo final", disse.

A primeira-ministra, Theresa May, disse no domingo que o Reino Unido irá acionar o Artigo 50 - procedimento formal para iniciar a saída da UE - até ao final de março, momento em que começará um processo negocial que deverá durar cerca de dois anos.

Hammond é visto como defensor de um 'Brexit' suave e mais gradual, que manteria o acesso do Reino Unido ao mercado único da UE, enquanto outros no governo de Theresa May defendem um corte mais definitivo.

O ministro disse que nas suas negociações com a UE, o Reino Unido deverá procurar "o maior grau de acesso dos produtos e serviços britânicos... que for possível alcançar".

"A chave é ter acesso sem imposição de taxas, acesso sem imposição de quotas", disse o responsável, acrescentando que os exportadores da UE também teriam acesso ao mercado britânico.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório