Meteorologia

  • 07 MAIO 2024
Tempo
20º
MIN 12º MÁX 26º

Crescimento mundial continua "muito fraco" e ameaçado por protecionismo

O crescimento mundial continua "muito fraco" e desigual, havendo ainda o risco de um regresso ao protecionismo, "uma receita económica do passado" que fracassou, afirmou hoje Christine Lagarde, diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI).

Crescimento mundial continua "muito fraco" e ameaçado por protecionismo
Notícias ao Minuto

16:46 - 28/09/16 por Lusa

Economia Christine Lagarde

"Restringir o comércio e limitar a abertura económica vai levar certamente a um agravamento das perspetivas do crescimento mundial, nomeadamente para os mais vulneráveis", declarou a diretora-geral do FMI, numa altura em que o protecionismo ganha terreno na Europa e nos Estados Unidos.

O candidato republicano à Casa Branca, Donald Trump, tem defendido um restabelecimento das barreiras comerciais e a decisão britânica de deixar a União Europeia também suscita receios de um isolamento económico.

"Se voltarmos as costas ao comércio, vamos sufocar um dos principais motores do crescimento num momento em que a economia mundial precisa de dados positivos", afirmou Lagarde, numa intervenção em Chicago, a uma semana da abertura da reunião anual FMI-Banco Mundial.

Lagarde afirmou que os ganhos do comércio e da globalização devem ser partilhados de forma diferente. "Continuamos a ser confrontados desde há muito tempo com um crescimento mundial muito fraco e que favorece muito poucas pessoas", apontou.

Segundo a diretora-geral do FMI, os trabalhadores afetados pela globalização devem ser ajudados e o crescimento deve ser "repensado" para travar a "subida das desigualdades", particularmente nos países ricos.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório