Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Despesa? "Controladíssima", mas Governo e Bruxelas discordam do défice

À semelhança do que tem vindo a ser habitual, Luís Marques Mendes revelou informações em primeira-mão.

Despesa? "Controladíssima", mas Governo e Bruxelas discordam do défice
Notícias ao Minuto

22:19 - 25/09/16 por Patrícia Martins Carvalho

Economia Comentário

No seu comentário semanal na antena da SIC, Luís Marques Mendes revelou alguns dados sobre a Execução Orçamental que será divulgada amanhã, segunda-feira.

O comentador afirmou que “os números que virão a público serão maus”.

“A receita está em queda, designadamente o IVA, e no lado da despesa as notícias são boas mas para o Governo, porque a receita está controladíssima. Ou seja, há uma má evolução da receita e uma boa evolução da despesa”, disse o antigo líder social-democrata.

Na senda das notícias em primeira-mão, Marques Mendes revelou também, no que diz respeito ao Orçamento do Estado para 2017, que o crescimento do PIB “poderá ficar entre 1,3 e 1,5%, o que é um valor mais ou menos realista”.

Relativamente ao défice, o comentador referiu que a Comissão Europeia quer que o défice se fixe nos 1,4%, um valor que não está em conformidade com o que estima o Governo que, segundo a mesma fonte, “defende” uma percentagem de 1,8%.

“Poderá ficar aqui qualquer coisa como 1,5/1,6%. Bruxelas quase exige que a redução do défice seja de um ponto percentual relativamente ao défice que se verificar este ano”, acrescentou.

Marques Mendes disse ainda que o Orçamento para 2017 definirá como “prioridade” o aumento das pensões mais baixas e que haverá cortes na despesa e aumento de impostos.

É a parte que vai doer é que o Governo ainda não disse que impostos vai aumentar e em que montantes será feito o aumento

Para rematar, o comentador defendeu que o Orçamento deveria assentar na coesão social, no rigor financeiro e na aposta na competitividade e no crescimento.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório