Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Governo apoia criação de clubes de fornecedores de PME

O Governo vai lançar "nas próximas semanas" apoios à criação de "clubes de fornecedores de PME" para incentivar a associação entre pequenas e médias empresas que potencie o negócio, anunciou hoje o secretário de Estado da Indústria.

Governo apoia criação de clubes de fornecedores de PME
Notícias ao Minuto

15:15 - 09/09/16 por Lusa

Economia Empresas

"Tanto no Plano Nacional de Reformas como no programa de Governo tínhamos essa iniciativa, que vamos lançar muito em breve através de vários instrumentos para apoiar a criação de clubes de fornecedores de PME, tanto para projetos de investigação e de inovação, como também para viabilizar a internacionalização de pequenas empresas portuguesas que, muitas vezes, não têm capacidade sozinhas de se internacionalizarem, apesar de serem de excelência nos seus nichos", afirmou João Vasconcelos.

De acordo com o governante, o objetivo é promover a associação entre empresas de diversos setores "a montante ou a jusante" que, juntas, "podem viabilizar projetos" de inovação ou de grandes empresas e multinacionais, assim como lançar-se na internacionalização.

João Vasconcelos falava aos jornalistas à margem da cerimónia de inauguração das novas instalações da PPRR Metal, na Maia, onde é fabricado a segunda geração do robot de cozinha do grupo Sonae (a Yammi 2, vendida em exclusivo nas lojas Continente e Worten), um projeto que resultou da associação de 44 PME portuguesas de diversos nichos industriais.

"Este é um dos melhores exemplos que vi até hoje do poder de várias PME, cada uma de nicho, muito especializada num determinado setor, de, quando se juntam, viabilizarem projetos de inovação e projetos de grandes empresas, como foi este o caso", afirmou o secretário de Estado.

Atualmente em fase de lançamento no mercado, a Yammi 2 resultou de um investimento de quatro milhões de euros do grupo Sonae, um milhão dos quais nas novas instalações da PPRR Metal, dois milhões em 'marketing' e o restante no desenvolvimento interno do produto.

Conforme explicou à agência Lusa o diretor da fábrica da Maia, Rui Pinho, o desafio para o desenvolvimento da nova geração do robot de cozinha partiu da Sonae, tendo a empresa decidido "parar o crescimento dos projetos da indústria automóvel", que é a sua atividade central, para "abraçar o projeto" em parceria com o grupo Sonae, contratando para o efeito mais 41 trabalhadores.

Nas novas instalações da PPRR Metal, na Maia, são montadas as peças fabricadas pelas mais de quatro dezenas de PME envolvidas no projeto, que reúne desde empresas de moldes, plásticos, alumínios e borracha a unidades especializadas em eletrónica e 'design', para além de universidades e centros tecnológicos portugueses.

A Yammi 2 vem substituir uma primeira geração deste robot que era produzida na China, mas cujo fabrico a Sonae decidiu agora trazer para Portugal para ter maiores garantias de qualidade e maior capacidade de produção, já que o objetivo é apostar na exportação e vender 65% da produção no exterior.

"Esta fábrica foi construída e pensada para produzir cerca de 1.200 máquinas por dia", disse à Lusa a diretora comercial da Sonae MC, adiantando que, até final deste ano, a meta é vender cerca de 14 mil robots e vir a assumir a liderança de mercado.

Segundo Rui Pinho, a concretização do projeto de exportação da Sonae implicará um forte reforço da produção face às atuais 50 mil máquinas/ano e a duplicação da faturação de 10 milhões de euros prevista para o primeiro ano completo de atividade. 

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório