Meteorologia

  • 02 MAIO 2024
Tempo
11º
MIN 10º MÁX 17º

Dívida portuguesa cresce 800 milhões de euros só em julho

Continua o rumo de aumento do endividamento de Portugal face ao exterior. Necessidades de liquidez obrigaram a um aumento das emissões de Obrigações e reduziram os depósitos.

Dívida portuguesa cresce 800 milhões de euros só em julho
Notícias ao Minuto

11:29 - 01/09/16 por Bruno Mourão

Economia BdP

O rumo ascendente da dívida nacional continua imparável em 2016. Em quase todos os meses deste ano, o Estado tem vindo a engordar o total de dinheiro devido aos credores e julho não foi exceção.

Num boletim estatístico divulgado esta manhã, o Banco de Portugal revela que "em julho de 2016, a dívida pública situou-se em 240,9 mil milhões de euros, aumentando 0,8 mil milhões de euros relativamente a junho", uma revisão que o banco regulador explica com as "emissões líquidas positivas de títulos".

A maior necessidade de obter liquidez forçou o IGCP a emitir mais Obrigações e Bilhetes do Tesouro, decisão que teve consequências agora claras nas contas do Estado.

As más notícias, no entanto, não acabam no crescimento da dívida total: "O crescimento da dívida pública foi acompanhado por uma redução dos ativos em depósitos (1,5 mil milhões de euros), pelo que a dívida pública líquida de depósitos da administração central registou um aumento de 2,3 mil milhões de euros em relação ao mês anterior, ascendendo a 224,3 mil milhões de euros".

Reduz-se assim a almofada financeira para fazer face a imprevistos e a faltas de liquidez momentâneas.

[Notícia atualizada às 11h45]

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório