Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Investidores fogem da Europa como já não se via desde 2008

HBSC traça um cenário sombrio para as bolsas do 'velho continente'. Incertezas estruturais e maior rentabilidade de outros mercados tem valido quedas sucessivas, principalmente desde o Brexit.

Investidores fogem da Europa como já não se via desde 2008
Notícias ao Minuto

09:31 - 31/08/16 por Bruno Mourão

Economia Mercado

A decisão britânica de sair da União Europeia não teve o efeito catastrófico para o Reno Unido que muitos economistas e analistas dos mercados esperavam, mas isso não quer dizer que o Brexit tenha passado ao lado dos investidores. 

Dados recolhidos pelo HSBC mostram, aliás, que a Europa está a sofrer os danos colaterais da instabilidade nas ilhas britânicas, que se junta às dificuldades de crescimento nas maiores economias do continente e cria uma situação muito difícil para os mercados do 'velho continente'. 

Desde o dia em que foi decidido o Brexit, os investidores já retiraram mais de 31,1 mil milhões de euros dos mercados europeus, registando-se 26 semanas consecutivas de queda do dinheiro investido na Europa. 

O pior é que, segundo os analistas inquiridos pelo Business Insider "na ausência de indicadores de curto prazo positivos, não vemos esta tendência a inverter-se nos próximos tempos". 

Para a Europa, a fuga de capitais registada desde 22 de junho é já a pior desde o auge da crise de 2008, conhecida pelos analistas como a Grande Recessão.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório