Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Nobel da Economia critica possível acordo comercial entre EUA e Ásia

Joseph Stiglitz está preocupado com um entendimento que favorece as empresas em vez dos cidadãos. Em entrevista à CNN, o galardoado pela academia sueca criticou também outros acordos comerciais históricos dos Estados Unidos.

Nobel da Economia critica possível acordo comercial entre EUA e Ásia
Notícias ao Minuto

09:49 - 24/08/16 por Bruno Mourão com Elsa Pereira

Economia Stiglitz

É conhecido como uma das vozes mais influentes da economia e grande crítico da política da zona euro, mas Joseph Stiglitz também arranja tempo na sua ocupada agenda para criticar as decisões do governo norte-americano. 

Em entrevista ao programa 'Quest Means Business', o economista criticou a intenção de Barack Obama de assinar a Parceria Trans-Pacífica, um novo acordo comercial entre EUA e 11 países asiáticos para melhorar as trocas económicas. "Os defensores têm dito que o acordo vai beneficiar toda a gente. No entanto, as provas indicam que ajudou apenas alguns e deixou muitos esquecidos", explicou Stiglitz na antena da CNN, falando de uma parceria que apenas ajuda as grandes empresas e não os cidadãos particulares. 

A intenção de passar a lei no Senado e Congresso nos últimos dias da presidência de Barack Obama é também descrita como "absurda" e "totalmente errada". 

Como conselheiro da candidata à Casa Branca Hillary Clinton e antigo assessor económico de Bill Clinton, Stiglitz tem tentado passar a ideia de que muitos dos acordos comerciais norte-americanos são errados, mas o medo de afetar as relações históricas com outros países tem evitado mudanças profundas. 

Joseph Stiglitz está a dar a 'volta ao mundo' para promover o seu mais recente trabalho literário, 'O Euro: Como uma divisa comum ameaça o Futuro da Europa', onde fala dos problemas da moeda única e explica como a austeridade prolongou as dificuldades económicas europeias desde a crise de 2008.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório