Meteorologia

  • 02 MAIO 2024
Tempo
11º
MIN 10º MÁX 17º

IHRU lança linha de crédito para reabilitação de habitação social

O Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) anunciou hoje o lançamento de uma linha de crédito, com uma dotação inicial de dois milhões de euros, para reabilitação de prédios de habitação social.

IHRU lança linha de crédito para reabilitação de habitação social
Notícias ao Minuto

17:32 - 10/08/16 por Lusa

Economia Imobiliário

Segundo o IHRU, o novo Programa de Financiamento a Condóminos é destinado a proprietários de habitações em edifícios de propriedade horizontal, nos quais o instituto também detém frações.

O financiamento para reabilitação pode "atingir o valor máximo de 15 mil euros e alcançar o montante de 100% do valor das obras a realizar", com uma taxa fixa de 1%, informou o IHRU, referindo que o prazo de reembolso dos empréstimos é de cinco a 12 anos.

Um proprietário que solicite um empréstimo de cinco mil euros a 12 anos vai ter "uma prestação mensal de 37 euros", exemplificou o instituto, pelo que no final o investimento na reabilitação ficará no total de 5.328 euros.

De acordo com informação do Portal da Habitação, a nova linha de crédito visa "incentivar a reabilitação e conservação de edifícios de habitação social onde o IHRU é proprietário de algumas frações e apoiar os moradores residentes nestes edifícios que adquiriram as suas habitações".

O financiamento para reabilitação destina-se a obras "nas denominadas partes comuns dos edifícios", designadamente coberturas, fachadas, janelas, átrios de entrada e circulações comuns, elevadores, redes comuns de água, eletricidade, gás, esgotos, telecomunicações e televisão.

Os dois milhões de euros de dotação inicial do novo Programa de Financiamento a Condóminos são garantidos por recursos próprios do IHRU. Para além dos empréstimos, o instituto vai comparticipar no pagamento das obras em função das frações de que é proprietário nos edifícios.

A 23 de março deste ano, à margem de uma audição com o grupo parlamentar de trabalho de Habitação, Reabilitação Urbana e Políticas de Cidades, o presidente do IHRU, Vítor Reis, disse que, das 11.386 habitações sociais geridas pelo IHRU - 5.420 em edifícios só do IHRU e 1.373 em edifícios de propriedade mista -, 3.691 encontram-se em mau estado, 3.116 em estado razoável e 4.579 em bom estado de conservação.

Desde 2008 até 2015, o IHRU realizou obras em 5.193 casas, investindo 40.511.845 euros.

De acordo com Vítor Reis, estão previstas obras de reabilitação em 2.764 habitações de 19 bairros sociais de norte a sul do país, a executar entre 2016 e 2018, num investimento de mais de 20 milhões de euros.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório