Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Câmara de Comércio Canadá-Moçambique organiza missão empresarial

A Câmara de Comércio Canadá-Moçambique pretende reforçar as relações comerciais empresariais bilaterais e, nesse sentido, está a organizar uma missão empresarial a Maputo, para coincidir com a Feira Internacional de Maputo (FACIM), disse à agência Lusa fonte da instituição.

Câmara de Comércio Canadá-Moçambique organiza missão empresarial
Notícias ao Minuto

08:25 - 07/08/16 por Lusa

Economia Maputo

Marcos Pedro salientou que a Câmara de Comércio já existe há mais de vinte anos no Canadá num "processo longo", mas agora está criada uma "ponte entre ambos os países", e a FACIM, que decorrerá entre 29 de agosto e 04 de setembro é uma oportunidade para reforçar as relações comerciais.

"A ponte entre o Canadá e Moçambique está a expandir-se anualmente em conformidade do interesse de ambos os países", acrescentou Marcos pedro, que está há oito anos no Canadá.

São muitas as áreas em que a Câmara de Comércio aposta, sendo a agricultura a principal.

"Neste momento o país necessita de investimento em todas as áreas. A agricultura é um dos setores neste momento que o país mais necessita e está à procura de investimento direto, financeiro, em áreas dos transportes e das comunicações", disse.

A crise "muito acentuada" que Moçambique atravessa, em que a falta de produtos de primeira necessidade é notória, leva Moçambique a "importar quase tudo" devido à escassez do dólar americano, sendo bem vindos os produtos e investidores canadianos.

"As condições de investimento são excelentes, por exemplo, metade do investimento pode ser feito em termos de maquinaria", exemplificou Marcos Pedro.

Segundo dados facultados à agência Lusa pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros do Canadá, em 2015, o país norte-americano exportou para Moçambique produtos no valor global de 45,5 milhões de dólares (41,3 milhões de euros) e importou bens no valor de 960 mil dólares (604 mil euros).

O Canadá tem sido ainda um parceiro estratégia na cooperação com Moçambique nas áreas de saúde, educação e sector privado.

Atualmente existem cerca de 300 moçambicanos no Canadá, comunidade que está concentrada nos principais centros urbano de Toronto, Montreal e Vancouver.

SEYM // EL

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório