Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Se Donald Trump ganhar, prepare-se para uma 'explosão' do ouro

Analistas fazem previsões animadoras para os investidores nos mercados de metais caso a vitória seja do candidato republicano.

Se Donald Trump ganhar, prepare-se para uma 'explosão' do ouro
Notícias ao Minuto

15:57 - 04/08/16 por Bruno Mourão com Elsa Pereira

Economia Matérias-Primas

O ouro tem estado mergulhado numa 'tempestade perfeita': Baixos níveis de crescimento em todo o mundo, moedas com valores preocupantes num contexto de juros baixos e intervenções sucessivas dos bancos centrais a injetar dinheiro no sistema financeiro proporcionaram semanas de vaorização e os ganhos saltam à vista. 

Desde o início do ano, o ouro já subiu 30%, um sinal do nervosismo dos investidores e da confiança num futuro mais estável apoiado nos metais. A prata já ganhou 50% desde que 2016 começou, mais um sinal de que as 'commodities' metálicas mais preciosas continuam a ser o 'porto de abrigo' que sempre foram para os investidores. 

No entanto, apesar dos preços por onça de ouro já estarem acima dos 1.300 dólares, a CNN falou com alguns analistas que vêm as eleições nos Estados Unidos como um fator decisivo para o futuro próximo do ouro. O maior impacto para os mercados chegará, para Georgette Boele, estratega da corretora de metais ABN Amro, caso a vitória sorria ao candidato mais polémico: Donald Trump. 

O multimilionário republicano, confirmado recentemente como nomeado do seu partido para as eleições presidenciais, tem mantido um discurso firme contra a política económica expansionista e defende uma economia mais fechada, o que faz temer um colapso parcial dos Estados Unidos ao longo do mandato. 

"Prevemos que as políticas de Trump sejam viradas para dentro e enfraqueçam os setores fundamentais da economia norte-americana. Ainda para mais, os seus discursos e ações políticas poderão criar, na melhor das hipóteses, incerteza nacional e internacional e caos na pior das hipóteses", garante Georgette Boele. 

A ascensão ao poder de Trump poderá fazer o ouro disparar para valores acima dos 1.800 dólares, muito perto dos máximos históricos de cerca de 1.900 dólares.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório