Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Banco Argentino diz que o sistema financeiro "goza de solvência"

O presidente do Banco Central da Argentina, Federico Sturzenegger, assegurou hoje que o sistema financeiro local "goza de solvência", ainda que existem certos desafios para o setor, como melhorar as poupanças e aumentar os empréstimos.

Banco Argentino diz que o sistema financeiro "goza de solvência"
Notícias ao Minuto

23:39 - 01/08/16 por Lusa

Economia Sturzenegger

"Por sorte temos um sistema muito solvente e muito líquido", assegurou Sturzenegger, numa conferência de imprensa sobre a estabilidade financeira correspondente ao primeiro semestre deste ano.

Apontou também que a "Argentina está numa região que tem poucos depósitos" com um nível equivalente a 15% do Produto Interno Bruto (PIB).

Contudo, Federico Sturzenegger disse que esta situação começou a melhorar nos últimos meses, através de melhores taxas e um aumento do nível de depósitos, que sustentou um aumento considerável para o sistema podendo oferecer mais empréstimos.

"O setor financeiro vai crescer" quando os investidores considerarem "seguro" ter o dinheiro depositado a longo prazo, disse o presidente do Banco Central.

Por outro lado, o vice-presidente do Banco Central Lucas Llach destacou algumas ferramentas de meios eletrónicos acessíveis ao pagamento cujo desenvolvimento promove autoridade monetária.

"Os bancos têm para oferecer uma série de serviços de pagamento eletrónico mais fáceis. Um deles é a carteira móvel PEI -- pagamento eletrónico imediato- indicou Llach.

O serviço PEI permite fazer transferências a outras contas bancárias, mais facilmente, e acrescentou que os bancos vão disponibilizar um serviço de pagamento através da internet.

Também será implementado o serviço "POS Móvil", que consiste na utilização de um dispositivo móvil para fazer uma transferência bancária direta.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório