Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

"São boas notícias orçamentais e más notícias económicas"

Miguel Sousa Tavares falou sobre os números hoje divulgados pela Direção-Geral do Orçamento.

"São boas notícias orçamentais e más notícias económicas"
Notícias ao Minuto

20:58 - 25/07/16 por Pedro Filipe Pina

Economia Sousa Tavares

Miguel Sousa Tavares falou esta noite no seu espaço de comentário no telejornal da SIC, num dia em que os números divulgados pelo Executivo apontam para uma descida do défice nos primeiros seis meses do ano.

O comentador da SIC fez antes a ressalva de que é “determinante” saber se Governo não está a “atrasar pagamentos e a adiar o reembolso de impostos” pois só assim podemos “ter fé nestes números”.

Mas estando os números refletir corretamente a situação, são “boas notícias orçamentais e más notícias económicas”,afirmou, explicando logo de seguida o que estava em causa.

“São boas notícias porque a receita cresceu e a despesa cresceu só marginalmente”, o que leva à descida do défice. No entanto, “se olharmos com mais atenção, o que nós vemos é que a receita está a subir sustentada pelos impostos do consumo” e não pelo IRC.

Miguel Sousa Tavares considera que, com este elemento, podemos estar perante um cenário em que “as empresas têm menos lucro, logo vão investir menos, logo vão contratar menos e isso é mau para a economia”

“Continuamos a endividar-nos e a empurrar com a barriga um problema para a frente”, concluiu.

Questionado sobre se estes números dão razão ao Executivo perante a hipótese de sanções de Bruxelas, Sousa Tavares afirmou que “tecnicamente sim”.

“Do ponto de vista político, Bruxelas não tem legitimidade para deixar de estar convencida, porque no fundo foi isto que a troika nos quis impor”, explicando que essa imposição passou pelo “saneamento das contas públicas à custa do crescimento da economia”.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório