Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Espanha recolhe apoios de peso contra a aplicação de sanções

Alemanha, França e Itália estão contra a aplicação de sanções a Espanha por parte da Comissão Europeia.

Espanha recolhe apoios de peso contra a aplicação de sanções
Notícias ao Minuto

07:27 - 25/07/16 por João Oliveira

Economia Luis de Guindos

Luis de Guindos, ministro espanhol da Economia, esteve presente numa reunião do G20, na China, de onde saiu com apoios de peso, todos eles contra a aplicação de sanções a Espanha por parte da Comissão Europeia, relativamente ao incumprimento das metas do défice.

Diz Guindos que Alemanha, França e Itália ao lado dos espanhóis contra a “injustiça” que seria a aplicação de qualquer punição pelo défice excessivo. “Os três ministros estão contra a proposta [da Comissão Europeia] relativamente a Espanha. Portanto, apoiariam o cancelamento da mesma”, disse à saída da reunião o ministro espanhol, citado pelo El País.

Guindos reiterou ainda que “existem razões de peso” para que as sanções não sejam aplicadas, uma delas o “esforço fiscal e estrutural” feito nos últimos anos no país.

Além da presença na reunião das vinte economias mais fortes do mundo, o responsável pela pasta da Economia espanhola esteve ainda reunido com o comissário europeu Pierre Moscovici, com quem discutiu “novos caminhos para a redução do défice” de Espanha nos próximos dois anos. Foram analisadas “várias alternativas possíveis”, mas nada foi adiantado quanto a decisões a tomar num futuro breve.

Recorde-se que a Espanha fechou o ano de 2015 com um défice de 5,1% e acordou com Bruxelas chegar ao fim de 2016 e 2017 com valores a rondar os 3,7% e 2,5%, respetivamente. A Comissão Europeia não acredita, contudo, que estas metas sejam alcançáveis sem que os espanhóis adotem medidas adicionais para cortar na despesa pública.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório