Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

"O Governo é um desastre a gerir a banca"

Marques Mendes olha para a Caixa Geral de Depósitos e o Novo Banco e conclui que o Governo tem sido “incompetente” no que toca à banca.

"O Governo é um desastre a gerir a banca"
Notícias ao Minuto

23:50 - 24/07/16 por Goreti Pera

Economia Marques Mendes

Marques Mendes considera que, olhando para o exemplo da Caixa Geral de Depósitos (CGD) e do Novo Banco, “o Governo é um desastre a gerir a banca”.

“Passaram 100 dias desde o momento em que foi conhecido o novo presidente da CGD e ainda não há nova administração nomeada. Isto é uma trapalhada, uma telenovela do nível mais baixo que se vê”, criticou o comentador, no ‘Jornal da Noite’ da SIC.

“O normal era resolver a questão da administração da CGD em 30 dias, os nomes já deviam estar no BCE para serem avaliados. Isto é dar cabo da CGD”, acrescentou o antigo líder social-democrata, ironizando: “Só se o objetivo for ajudar os privados e matar o banco público”.

A propósito da recapitalização, que, “ao que se sabe vai ser abaixo dos três mil milhões de euros”, “vai-se de recuo em recuo e Centeno já obrigou o Presidente da República a dar informação que não correspondia à verdade”.

Já no que toca ao Novo Banco, o comentador destaca o facto de a “substituição do presidente estar a ser feita de forma rápida e tranquila” e aponta a razão: “A diferença é que não é o ministro das Finanças que está a tratar do Novo Banco, é o fundo de resolução do Banco de Portugal”.

Ainda no que diz respeito do banco que resultou da cisão do BES, Marques Mendes recorda que “o governo escreveu numa carta em que disse se o banco não for vendido entra em liquidação”. Desta forma, diz o comentador, “corre-se o risco de uma corrida aos depósitos. Mas isto faz-se? Isto é incompetência”.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório