Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

EDP vendeu mais 5% de eletricidade a clientes do mercado livre

A comercialização de eletricidade pela EDP a clientes do mercado livre em Portugal aumentou 5% no primeiro semestre deste ano, meses em que cresceu a base de clientes em 400 mil pessoas, segundo a informação hoje divulgada pela EDP.

EDP vendeu mais 5% de eletricidade a clientes do mercado livre
Notícias ao Minuto

17:55 - 14/07/16 por Lusa

Economia Semestre

"A nossa comercialização em Portugal atingiu 3,9 milhões de clientes em junho de 2016 e os volumes fornecidos cresceram 5%, fruto de uma subida de 13% na base de clientes (+0,4 milhões), decorrente do processo de liberalização do mercado em curso", refere a nota enviada ao mercado com os dados operacionais previsionais relativos aos primeiros seis meses do ano.

Já na venda de eletricidade no mercado livre na Península Ibérica a subida foi maior, de 8%, "devido a um aumento dos volumes em Espanha no primeiro semestre de 2016".

Quanto ao gás, houve uma queda das vendas de 1% em Portugal no primeiro semestre, referindo a EDP que o crescimento nos clientes em 22% foi "mitigado pelo efeito do tempo mais quente".

Já no total da Península ibérica, o volume comercializado caiu uns significativos 20% entre janeiro e junho, queda justificada sobretudo por uma descida de 23% em Espanha, em que houve redução de volumes no mercado grossista, mas também "tempo ameno" que levou a menor uso de gás por clientes residenciais.

Quanto à capacidade instalada da EDP, essa aumentou 5% nos últimos 12 meses, até junho, para 24,5 gigawatts, devido sobretudo à nova capacidade eólica.

A EDP vai divulgar os seus resultados do primeiro semestre a 28 de julho, após o fecho do mercado.

No primeiro trimestre deste ano, os lucros da elétrica aumentaram 11% face ao mesmo período do ano passado, atingindo os 263 milhões de euros.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório