Meteorologia

  • 02 MAIO 2024
Tempo
10º
MIN 10º MÁX 17º

Águas do Ribatejo assina contratos para empreitadas de milhões de euros

A empresa intermunicipal Águas do Ribatejo assinou hoje, em Salvaterra de Magos, contratos de adjudicação de empreitadas de saneamento e abastecimento de água no valor de dez milhões de euros, com financiamento do Portugal 2020.

Águas do Ribatejo assina contratos para empreitadas de milhões de euros
Notícias ao Minuto

12:18 - 14/07/16 por Lusa

Economia Salvaterra de Magos

Para o presidente do Conselho de Administração da Águas do Ribatejo (AR), Francisco Oliveira, a aprovação das candidaturas apresentadas ao Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos (POSEUR) "representa o reconhecimento do mérito das mesmas, da necessidade de realização das obras e da confiança que a Comissão Diretiva do programa tem na empresa Águas do Ribatejo e nos seus representantes".

Com estas obras, a empresa, detida a 100% pelos municípios de Almeirim, Alpiarça, Benavente, Chamusca, Coruche, Salvaterra de Magos e Torres Novas (onde residem 150.000 pessoas), atinge um volume de investimento superior a 120 milhões de euros em sete anos, realçou.

O Conselho de Administração da AR, que integra os presidentes das Câmaras Municipais de Coruche, Francisco Oliveira, de Torres Novas, Pedro Ferreira, e de Benavente, Carlos Coutinho, sublinhou o "forte contributo" da empresa para o desenvolvimento da região e a melhoria da qualidade de vida dos seus habitantes, bem como a "eficiente aplicação" dos fundos comunitários que recebeu.

"Estas dezenas de intervenções permitiram colocar a região ao melhor nível europeu em matéria de tratamento de água potável e das águas residuais", afirmaram.

Além das empreitadas que se vão agora iniciar, estão em análise mais sete candidaturas no valor de dez milhões de euros para obras de saneamento nos concelhos de Benavente (remodelação do saneamento de Samora Correia) e de Torres Novas (nos sistemas de Lamarosa, Fulgavaz e Alcorochel), para o qual existe ainda uma candidatura para reforçar as reservas de água na cidade.

Outra candidatura a concretizar até 2018 é a da elaboração do cadastro de infraestruturas existentes nos sistemas em baixa que abrange os sete concelhos.

Os contratos hoje assinados vão permitir a execução dos subsistemas de saneamento de Chancelaria/Pedrógão (4,3 milhões de euros) e de Lapas/Ribeira Branca (3,5 milhões de euros), no concelho de Torres Novas, e a remodelação da Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) da Quinta do Papelão (658,6 mil euros), no concelho de Benavente.

Estes contratos juntam-se aos que foram assinados recentemente e que vão permitir a remodelação da ETAR de Almeirim/Alpiarça (240.000 euros), a construção dos sistemas elevatórios de águas residuais em Santo Estevão, Benavente (73,3 mil euros), e a prestação de serviços de fiscalização e acompanhamento arqueológico das empreitadas (330.000 euros).

Por outro lado, a empresa anunciou que vai avançar com três obras que ficaram sem financiamento comunitário e que vai suportar "na íntegra, dada a sua urgência", nomeadamente, a remodelação de uma captação em Riachos (134,4 mil euros) e a construção de uma conduta elevatória em Torres Novas (241,1 mil euros) e do sistema elevatório de águas residuais em Santo Estevão (73,3 mil euros), em Benavente.

"As obras hoje anunciadas vão permitir um investimento superior a 20 milhões de euros na região, para concretizar em dois anos", afirmou o Conselho de Administração, realçando que as intervenções "estão preparadas para servir uma população estimada de 83.140 residentes".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório