Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Presidente da CMVM contra concentração do setor bancário

O presidente da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) mostrou-se hoje contra a concentração no setor bancário, considerando que, além de os bancos ficarem mais difíceis de supervisionar, perdem também em rentabilidade.

Presidente da CMVM contra concentração do setor bancário
Notícias ao Minuto

13:36 - 13/07/16 por Lusa

Economia Carlos Tavares

Carlos Tavares está hoje a ser ouvido em audição no parlamento e, perante os deputados da Comissão de Orçamento e Finanças, disse que já há anos se debruça sobre o tema da consolidação bancária e que vários estudos mostram que "não existem economias de escala" na banca.

Ou seja, explicou, os bancos precisam de "uma dimensão mínima para rentabilizar", mas a partir daí criam-se mesmo "deseconomias de escala", ou seja, bancos demasiado grandes perdem rentabilidade.

"Quanto maiores forem os bancos, incorrem em mais riscos, são mais difíceis de supervisionar e sem contrapartida de eficiência", afirmou, acrescentando que não conhece qualquer estudo que conclua o contrário.

Apesar disso, referiu, um estudo mostra que 37 bancos que existiam nos Estados Unidos da América em 1996 deram origem a apenas quatro.

A banca europeia e portuguesa tem estado em processo de concentração e tem sido mesmo falada a necessidade de acelerar este processo, considerando-se que com menos operadores e mais poderes de mercado é mais fácil os bancos confrontarem as baixas rentabilidades e as maiores exigências da regulação.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório