Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

"Europa é o maior mercado do mundo. E vai continuar a sê-lo"

A comissária europeia do Comércio garantiu hoje que o Brexit não afetará as negociações de um vasto acordo comercial entre a União Europeia e os Estados Unidos para criar a maior zona de comércio livre e investimento do mundo.

"Europa é o maior mercado do mundo. E vai continuar a sê-lo"
Notícias ao Minuto

19:47 - 30/06/16 por Lusa

Economia Comissários

"Estamos determinados a continuar essas negociações. Elas são importantes para a Europa, para a nossa economia, para os nossos empregos, para os nossos empresários, para os nossos consumidores, e faz muito sentido fazê-lo mesmo a 27", disse a comissária Cecilia Malmstroem à rádio France Info.

"A Europa é o maior mercado do mundo. E vai continuar a sê-lo, mesmo sem o Reino Unido", disse Malmstroem, que acabou de regressar de negociações comerciais nos Estados Unidos.

"Os norte-americanos estão determinados a prosseguir connosco", afirmou a responsável europeia, acrescentando que os líderes da UE todos concordaram numa cimeira realizada esta semana em Bruxelas que "as conversações devem continuar".

Malmstroem disse que a votação no referendo britânico da semana passada a favor da saída da UE "não muda nada" no processo, estando os Estados Unidos e a União Europeia a trabalhar "muito intensivamente" para alcançar um acordo quanto à chamada Transatlantic Trade and Investment Partnership (TTIP -- Parceria Transatlântica de Comércio e Investimento) antes do fim da presidência de Barack Obama, em janeiro de 2017.

As suas garantias de que todos os membros da UE estão de acordo nesta matéria contrariam os comentários feitos no domingo pelo primeiro-ministro francês, Manuel Valls.

"Digo-vos francamente: não pode haver um acordo sobre o tratado transatlântico", declarou Valls, argumentando que o acordo, que tem merecido cada vez mais críticas na Europa, especialmente em França e na Alemanha, seria "terreno fértil para o aumento do populismo" e negativo para a economia da Europa.

Os detratores europeus do acordo temem sobretudo o impacto na agricultura e no ambiente.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório