Meteorologia

  • 08 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 17º MÁX 30º

Défice do Estado até maio caiu para 395 milhões de euros

Contas públicas nos primeiros cinco meses de 2016 foram melhores do que em 2015. De acordo com o comunicado divulgado pelo Ministério das Finanças, apenas 7,2% do défice previsto foi concretizado ate maio.

Défice do Estado até maio caiu para 395 milhões de euros
Notícias ao Minuto

15:43 - 27/06/16 por Bruno Mourão com Elsa Pereira

Economia Execução

A meta assumida perante as autoriades europeias é mais apertada do que a do ano passado, mas se a Execução Orçamental continuar nos últimos sete meses do ano como foi entre janeiro e maio, o Estado português tem boas perspetivas de cumprir os objetivos.

Depois de um início de ano positivo, com o défice a ser uma miragem até março, o Governo de iniciativa do PS parece ter conseguido limitar as perdas dos cofres públicos e até maio, conseguiu reduzir o défice na comparação com o ano passado.

"O défice das Administrações Públicas [AP], na ótica da Contabilidade Pública, registou um desagravamento de 453 milhões de euros face a maio de 2015", revela o Ministério das Finanças no destaque que acompanha a divulgação dos dados detalhados da Execução Orçamental feita pela Direção Geral do Orçamento.

O alívio na comparação dos primeiros cinco meses do ano passado com o mesmo período deste ano permitiu ao Governo chegar a maio com um défice de 395 milhões de euros, "o que representa 7,2% do previsto para o ano". "Em 2015, representava 18,5% do défice anual", explica o Ministério das Finanças. O saldo primário registou um saldo positivo superior em 728 milhões de euros, para um total de 2,89 mil milhões de euros.

No entanto, nem tudo é positivo: a despesa cresceu 0,1% graças aos juros da dívida mais altos, um fator que acabou por ensombrar o desempenho positivo da receita total (+1,6%), das receitas fiscais (+2,7%) e da receita contributiva (+3,8%).

"Em dois vetores fundamentais da atual política orçamental – racionalização do consumo intermédio e política salarial e de emprego público – a evolução ficou abaixo da prevista no Orçamento do Estado", admite o Ministério liderado por Mário Centeno.

[Notícia atualizada às 16h00]

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório