Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 17º

Vieira Monteiro recusa acusações de Jorge Tomé sobre aliciamento

O presidente do Santander Totta, António Vieira Monteiro, refutou as acusações do antigo líder do Banif, Jorge Tomé, sobre o alegado aliciamento a clientes do banco na Madeira semanas antes da resolução do banco.

Vieira Monteiro recusa acusações de Jorge Tomé sobre aliciamento
Notícias ao Minuto

16:33 - 02/05/16 por Lusa

Economia Santander

"A resposta é que não houve ninguém a fazer essas operações ou esses comentários. Temos a certeza hoje que isso não se passou e isso está documentado por escrito", afirmou em conferência de imprensa Vieira Monteiro.

No final de março, durante a sua audição na comissão parlamentar de inquérito ao Banif, Jorge Tomé tinha dito que existiu um "movimento anormal" na Madeira semanas antes da resolução do banco, com clientes a dizerem que no Santander tinham sido informados sobre o fecho daquela instituição bancária.

"Houve um movimento algo anormal na Madeira", afirmou aos deputados Jorge Tomé, sublinhando que estavam "montantes significativos em causa".

E especificou: "Houve um movimento de vários clientes que chegavam aos nossos balcões dizendo que vários balcões do Santander lhes tinham dito que o Banif ia acabar em dezembro e que deviam passar o seu dinheiro para o Santander".

Jorge Tomé tinha sido questionado sobre esta matéria pelo deputado do PCP, Miguel Tiago.

A 20 de dezembro o Governo e o Banco de Portugal anunciaram a resolução do Banif, com a venda de parte da atividade bancária ao Santander Totta, por 150 milhões de euros, e a transferência de outros ativos - incluindo 'tóxicos' - para uma nova sociedade veículo.

A resolução foi acompanhada de um apoio público de 2.255 milhões de euros, sendo que 1.766 milhões de euros saem diretamente do Estado e 489 milhões do Fundo de Resolução bancário, que consolida nas contas públicas.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório