Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Preço das casas aumenta nos próximos meses em Lisboa, Algarve e Porto

O preço das casas em Lisboa, Algarve e Porto deve aumentar entre 2% e 3% nos próximos 12 meses, devido ao "bom momento do mercado" imobiliário, segundo o mais recente inquérito 'Portuguese Housing Market Survey' (PHMS), hoje divulgado.

Preço das casas aumenta nos próximos meses em Lisboa, Algarve e Porto
Notícias ao Minuto

14:04 - 28/04/16 por Lusa

Economia Inquérito

Segundo as respostas de 150 inquiridos de empresas do setor imobiliário, os mediadores e promotores imobiliários estimam que "o aumento do preço das casas vá acelerar", apontando-se para "um crescimento médio anual de 4% nos próximos cinco anos no mercado português".

De acordo com o inquérito PHMS, nos próximos 12 meses o preço das casas deve aumentar entre 2% e 3% nos três principais mercados habitacionais do país, em que "Lisboa deverá registar a subida mais expressiva (2,9%), seguindo-se o Algarve (2,7%) e o Porto (2%)".

"Em termos médios nacionais, a subida esperada é de 2,5% nos próximos 12 meses", revelou o inquérito, realizado em março.

O inquérito aos empresários do imobiliário concluiu ainda que a subida expectável dos preços resulta do "bom momento do mercado de compra e venda de casas", referindo que as vendas aumentaram em março, pelo terceiro mês consecutivo, após a ligeira quebra registada em novembro.

"A procura por parte dos novos compradores também aumentou a um ritmo sólido em março em todas a regiões e também as novas instruções para venda (indicador da oferta) têm vindo a subir, indo ao encontro da procura", indicou o inquérito.

Segundo o diretor da empresa de informação Confidencial Imobiliário, Ricardo Guimarães, "o sentimento global do mercado é positivo".

Citado na nota divulgada, o responsável explica que isso resulta de fatores como a existência de um Orçamento de Estado em vigor e "o aumento dos novos créditos concedidos e o ressurgimento dos vistos Gold, após meses de congelamento".

Para o economista do Royal Institution of Chartered Surveyors (RICS) Simon Rubinsohn, o inquérito aos agentes do mercado imobiliário mostra que "a confiança se mantém sólida".

Por isso, perspetiva que "a melhoria dos fundamentos do mercado deve continuar a impulsionar ainda mais o crescimento da atividade no mercado de habitação nos próximos meses".

Em relação ao mercado de arrendamento habitacional, o inquérito PHMS realizado em março concluiu que "o desencontro entre a crescente procura e a queda da oferta por parte dos proprietários continua a pressionar as rendas em alta, verificando-se até uma aceleração no crescimento dos valores de arrendamento".

O PHMS é um inquérito mensal realizado em parceria entre a Confidencial Imobiliário e o RICS, para publicação de um Índice de Confiança e de Expectativas nas regiões metropolitanas de Lisboa, do Porto e do Algarve.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório