Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 17º

Banco Mundial suspende empréstimos a Moçambique devido a dívida oculta

O Banco Mundial anunciou na quarta-feira que suspendeu alguns dos seus empréstimos a Moçambique após a descoberta de perto de 1,4 mil milhões de dólares de dívida oculta, imitando assim o Fundo Monetário Internacional (FMI).

Banco Mundial suspende empréstimos a Moçambique devido a dívida oculta
Notícias ao Minuto

11:53 - 28/04/16 por Lusa

Economia Financiamento

A aprovação de novos empréstimos para o desenvolvimento é atrasada, aguardando-se uma nova avaliação da sustentabilidade da dívida do país que será realizada conjuntamente com o FMI, indicou à agência France Presse um porta-voz do Banco Mundial (BM).

Após esta nova auditoria, "será tomada uma decisão sobre o montante do apoio do Banco Mundial a Moçambique", adiantou através do correio eletrónico.

O Governo moçambicano reconheceu na terça-feira a existência de uma dívida fora das contas públicas de 1,4 mil milhões de dólares (1,25 mil milhões de euros), justificando com razões de segurança de infraestruturas estratégicas do país.

Após as revelações na imprensa financeira internacional de dívidas ocultadas nas contas públicas, o FMI cancelou a missão que tinha previsto para a semana passada em Moçambique e, a seguir, suspendeu o desembolso da segunda parcela de um empréstimo ao Governo.

De acordo com um prospeto confidencial preparado pelo Ministério das Finanças de Moçambique, o volume de dívida pública de Moçambique aumentou de 42% do produto interno bruto (PIB) em 2012 para 73,4% em 2015.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório