Meteorologia

  • 06 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 20º

Mais de um século depois, EUA vão ter mulheres nas notas

Batalha pela inclusão de figuras históricas femininas nos dólares norte-americanos foi vencida. Secretaria do Tesouro anunciou as novas versões e pela primeira vez, a presença de mulheres vai ser uma realidade em três notas diferentes.

Mais de um século depois, EUA vão ter mulheres nas notas
Notícias ao Minuto

11:52 - 21/04/16 por Bruno Mourão com Elsa Pereira

Economia Dólares

A espera ainda vai durar quatro anos, mas a partir de 2020, algumas das mulheres que fizeram história nos Estados Unidos da América vão ter direito a ser imortalizadas nas notas em circulação. Numa conferência de imprensa realizada ontem à noite, o Secretário do Tesouro Jack Lew anunciou os novos modelos das notas de 5, 10 e 20 dólares, que irão incluir presenças femininas pela primeira vez em mais de 100 anos. 

Tudo começa com a nota de 10 dólares: em 2020, altura da próxima revisão, a terceira nota mais valiosa dos Estados Unidos vai manter na face Alexander Hamilton, o primeiro Secretário do Tesouro dos EUA, mas vai incluir no verso uma montagem de várias mulheres cruciais para a história norte-americana. Lucretia Mott, Sojourner Truth, Susan B. Anthony, Elizabeth Cady Stanton, e Alice Paul são as escolhidas devido ao papel fundamental no movimento sufragista do final do século XIX, que ajudou as mulheres a ganhar direito de voto nos Estados Unidos. 

A futura nota de 20 dólares vai marcar outro momento histórico. Harriet Tubman, heroína afro-americana que ajudou centenas de escravos a fugirem rumo à liberdade será a nova face das notas de 20, 'empurrando' Andrew Jackson para o verso. 

A nota de 5 dólares também terá um desenho renovado, com mulheres incluídas. O antigo presidente Abraham Lincoln continuará a estar na frente da nota, mas no verso vão estar representadas várias figuras presentes em eventos históricos no Lincoln Memorial em Washington, incluindo Marian Anderson e Eleanor Roosevelt. 

Ao contrário da nota de 10 dólares, que tem data de chegada prevista para 2020, as notas de 5 e 20 dólares dificilmente chegarão na próxima década às mãos dos norte-americanos.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório