Meteorologia

  • 08 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 17º MÁX 30º

Banco central dos EUA deve fazer ajustamento monetário com cautela

A presidente da Reserva Federal (Fed), Janet Yellen, afirmou hoje que o ajustamento monetário nos Estados Unidos deverá continuar de forma "cautelosa", com subidas graduais das taxas de juro.

Banco central dos EUA deve fazer ajustamento monetário com cautela
Notícias ao Minuto

18:55 - 29/03/16 por Lusa

Economia Janet Yellen

Num discurso no Clube Económico de Nova Iorque, Yellen considerou que o comité de política monetária da Fed deverá agir "com precaução" e que o ajustamento da política monetária exigirá apenas aumentos graduais das taxas de juro nos próximos anos.

"Esta mensagem deve ser entendida como uma projeção da trajetória das taxas (...) não é um plano gravado no mármore para ser seguido independentemente dos desenvolvimentos económicos", acrescentou.

A dirigente do banco central norte-americano indicou que a evolução dos mercados internacionais no início do ano levou a um enfraquecimento das perspetivas económicas, mas disse que o seu impacto na atividade norte-americana será "provavelmente limitado".

Yellen apontou o "abrandamento" e a "transição" da economia chinesa. "Há muita incerteza sobre se esta transição será suave", afirmou.

Os desenvolvimentos externos levam a que a Fed tente atingir os seus objetivos de emprego e de inflação com uma trajetória de aumento das taxas de juro a um ritmo mais lento do que o antecipado em dezembro, disse Yellen, repetindo o que já tinha afirmado após a reunião de política monetária de 15 e 16 de março, que deixou as taxas de juro inalteradas.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório