Meteorologia

  • 02 MAIO 2024
Tempo
10º
MIN 10º MÁX 17º

Taxa sobre depósitos "totalmente fora de questão" em Portugal

O ministro das Finanças, Vítor Gaspar, garantiu, esta terça-feira, no Parlamento que a solução encontrada para o Chipre, ou seja, um imposto sobre os depósitos bancários é uma medida que “está totalmente fora de questão” em Portugal, bem como em qualquer um dos “países da área do euro”.

Taxa sobre depósitos "totalmente fora de questão" em Portugal
Notícias ao Minuto

16:22 - 19/03/13 por Notícias Ao Minuto

Economia Vítor Gaspar

Numa audição na Comissão Eventual para Acompanhamento das Medidas do Programa de Assistência Financeira a Portugal, o ministro Vítor Gaspar esclareceu, esta tarde, que “a solução encontrada [para o Chipre] reflecte a especificidade do [país] no contexto da área do euro, dado o peso desproporcionado do sistema bancário, segundo os indicadores entre cinco e sete vezes o Produto Interno Bruto (PIB)”.

Gaspar assegurou assim que, por isso, “em Portugal uma medida como uma contribuição especial sobre os depósitos está totalmente fora de questão, e o mesmo se pode afirmar dos outros países da área do euro”.

O ministro das Finanças lembrou ainda aos deputados que o próprio presidente do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem, “já disse que Chipre é caso único e que uma contribuição deste tipo não é contemplável para mais nenhum estado-membro da área do euro”.

"A nossa posição é, e foi sempre, da necessidade de preservar a estabilidade na área do euro como um todo, prevenir efeitos de contágio e também ter uma estratégia que seja viável e que funcione para Chipre como país de programa. O desenho das medidas específicas a aplicar em Chipre e o pacote de medidas que será apresentado no parlamento cipriota é necessariamente da iniciativa e da responsabilidade deste país", reforçou o ministro.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório