Meteorologia

  • 05 MAIO 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 20º

Lesados do GES reúnem-se hoje com Governo, BdP e CMVM

Os lesados do papel comercial do Grupo Espírito Santo (GES) vão reunir-se hoje com Governo, Banco de Portugal e Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) para tentar encontrar uma solução que lhes permita recuperar parte do dinheiro investido.

Lesados do GES reúnem-se hoje com Governo, BdP e CMVM
Notícias ao Minuto

06:24 - 14/03/16 por Lusa

Economia Papel comercial

O encontro vai realizar-se hoje à tarde, pelas 17 horas, e é a primeira vez em que há uma reunião entre representantes das quatro partes para tentar desenhar uma solução para o problema dos clientes que compraram papel comercial das sociedades do GES nos balcões do antigo BES e que perderam o dinheiro no colapso do grupo.

Segundo Nuno Vieira, advogado da Associação dos Indignados e Enganados do papel Comercial (AIEPC) do GES, este encontro servirá para os lesados perceberem o que propõe cada uma das entidades como solução para estes clientes.

Sobre as notícias que apontam que cada cliente receba entre 100 e 200 mil euros de indemnização, o advogado disse que qualquer informação neste momento é "especulação" e que só na segunda-feira os lesados saberão o que cada entidade propõe.

"Vamos partir do ponto zero. E vamos partir a pensar que iremos recuperar 100 por cento, que não haverá qualquer perda", disse Nuno Vieira.

A questão dos lesados do papel comercial ganhou ainda mais ênfase depois de, em fevereiro, o primeiro-ministro, António Costa, ter censurado publicamente o governador do Banco de Portugal, Carlos Costa, por estar a "arrastar" uma solução para o problema.

Em junho de 2015, o governador do Banco de Portugal disse no parlamento que a solução para os lesados do BES tinha de vir da CMVM e não da entidade que dirige, uma vez que se trata de valores mobiliários e não de depósitos e reafirmou que as responsabilidades pelos lesados do papel comercial do BES não podem ser atribuídas ao Novo Banco, mas sim ao próprio BES.

Desde que o Banco Espírito Santo (BES) foi alvo de uma medida de resolução, no verão de 2014, que clientes do retalho detentores de papel comercial do GES, que compraram os títulos aos balcões do BES, têm vindo a desenvolver várias ações com vista a recuperar o dinheiro investido.

De acordo com as informações recolhidas pela Lusa, são atualmente 2.040 os subscritores de papel comercial que reclamam cerca de 400 milhões de euros.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório