Meteorologia

  • 08 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 17º MÁX 30º

Calendário de formação de pilotos para novos Embraer é "apertado"

O presidente do Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC), David Paes, afirmou hoje que o calendário de formação de pilotos para os novos Embraer, que vão renovar a frota da TAP Express (antiga Portugália), é "um pouco apertado".

Calendário de formação de pilotos para novos Embraer é "apertado"
Notícias ao Minuto

18:01 - 22/02/16 por Lusa

Economia SPAC

"Os pilotos vão ser formados para voar com este novo avião o que vai acontecer num quadro um pouco apertado", afirmou David Paes, no final de uma reunião com o secretário de Estado das Infraestruturas, Guilherme W. d'Oliveira Martins.

De acordo com o presidente do SPAC, o calendário prevê um horizonte temporal de seis meses para os pilotos receberem formação para voar nos nove Embraer de um total de 17 aviões que vão renovar a frota da TAP Express, a transportadora regional do grupo TAP.

"Há um calendário ambicioso, mas à partida não há nenhuma razão para pensar que não pode ser cumprido", declarou o dirigente sindical.

O plano de investimento na antiga Portugália (PGA) prevê um aumento da frota, que atualmente tem 16 aviões - seis Fokker 100, oito Embraer 145Private e dois Beechcraft 1900D - para 17 aeronaves (oito ATR52 com capacidade para 70 passageiros e nove Embraer 190 com capacidade para 100 passageiros).

Questionado sobre a suspensão de quatro rotas a partir do aeroporto do Porto, o presidente do SPAC considerou que, perante uma rota deficitária, há dois caminhos: "Fechar a rota ou perceber se pode ser tornada lucrativa".

"No médio e longo prazo não se pode pedir a uma empresa que mantenha indefinidamente uma rota que não é lucrativa. Porque mais tarde ou mais cedo vai traduzir-se num prejuízo", defendeu.

Em declarações aos jornalistas, o dirigente do SPAC disse que o sindicato está a fazer "um trabalho exploratório" sobre a possibilidade dos trabalhadores se juntarem para adquirir os 5% do capital, adiantando que "a materialização das ações para os trabalhadores não vai ser já. Vai demorar algumas semanas".

Mais uma vez, David Paes defendeu que "é preciso que seja definido de forma clara o que é a realidade da distribuição de capital da TAP, dos acionistas e do rumo a tomar", considerando que "a TAP está a viver uma fase com algum dinamismo, porventura até excessivo".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório