Meteorologia

  • 11 NOVEMBRO 2019
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Edição

Haveria mesmo um 'saco azul' no BES. E a PT pode estar envolvida

Empresa 'escondida' do Império Espírito Santo era alegadamente utilizada para fazer pagamentos a membros da família e subsidiárias do grupo económico.

Haveria mesmo um 'saco azul' no BES. E a PT pode estar envolvida

O alegado envolvimento da Portugal Telecom na queda do Grupo Espírito Santo continua a ficar cada vez mais clara com o decorrer do processo de investigação do Ministério Público. Na edição impressa de hoje, o jornal SOL volta a levantar o véu sobre os pagamentos e transferências de verbas entre as várias empresas do GES, com o suposto 'saco azul' a assumir papel de destaque.

Nos acórdãos do processo, o juiz Carlos Alexandre revela que "foram descobertas contas no Banco Privée Espírito Santo abertas em nomes de entidades com a designação ES Enterprises, entidade sem consolidação no Grupo Espírito Santo". Esta seria, alegadamente, a empresa utilizada como plataforma de rotação de verbas, tendo mesmo sido utilizada pela Portugal Telecom para financiar negócios no Brasil.

Além dos pagamentos suspeitos a vários membros da família e outras subsidiárias, o Ministério Público não ficou convencido com as explicações de Ricardo Salgado da ajuda à PT: "É exemplo a versão pouco compreensível apresentada quanto à constituição de um fundo, por via de operação fiduciária, para o sucesso de uma operação no Brasil, que alegadamente envolveria quadros qualificados da PT".

"A Espírito Santo Enterprises não é um 'saco azul', senhores deputados", garantiu Ricardo Salgado na Assembleia da República , durante a Comissão de Inquérito ao Caso BES. Uma declaração que para Carlos Alexandre "não é credível" e que parece contrariar o envolvimento da mesma empresa no processo Monte Branco, onde Ricardo Salgado é também acusado de várias ilegalidades.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as melhoras dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório