Meteorologia

  • 12 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 22º

Receitas da Vodafone Portugal recuam 1,7%

As receitas totais da Vodafone Portugal caíram 1,7% para os 491,5 milhões de euros no semestre terminado a 30 de setembro, face ao período homólogo, divulgou hoje a Vodafone Portugal.

Receitas da Vodafone Portugal recuam 1,7%
Notícias ao Minuto

11:51 - 10/11/15 por Lusa

Economia Semestre

Já em termos trimestrais, as receitas totais atingiram os 254,6 milhões de euros, o que reflete um queda de 0,4%, revela o comunicado.

As receitas de serviço caíram 1,4% no semestre, para 452,1 milhões de euros, face ao mesmo período do ano anterior, mas em termos trimestrais, a redução é de 0,2% (diminuição de 2,6% no primeiro trimestre) face ao período homólogo, para 231,8 milhões de euros, valores que, segundo a operadora em Portugal, "contrariam a tendência negativa dos trimestres anteriores".

Segundo a Vodafone Portugal, este resultado "foi impulsionado pelo forte e constante crescimento nas receitas de serviço do fixo", que subiram 37,3% no trimestre, melhoria na tendência das receitas de serviço do móvel, que caíram 4,7%, no segundo trimestre, após uma queda de 7,3% no primeiro trimestre.

Já o EBITDA (lucros brutos) caiu 8,5% no semestre para 178,2 milhões de euros, e 8,6% no trimestre, para 94,9 milhões de euros.

De acordo com o documento, a melhoria nas receitas de serviço do fixo foi suportada pelo "crescimento continuado de 35,4%" face ao ano anterior e de 7% face ao trimestre anterior da base de clientes, que atingia a 30 de setembro os 444 mil, dos quais 386 mil são clientes de banda larga fixa (corresponde a um aumento de 40,1% em termos trimestrais).

A Vodafone atingiu ainda "o marco de 2,1 milhões de casas passadas" com a sua rede de fibra de última geração, representando 52,5% famílias, antecipando em seis meses o previsto no âmbito do projeto Spring.

O comunicado refere ainda que quanto à quarta geração e também no âmbito do projeto Spring, a operadora atingiu uma cobertura de 93% da população portuguesa, com a percentagem na utilização de dados a aumentar 102% em termos homólogos e o número de clientes a aumentar 327,2%, chegando aos 483 mil.

O número de clientes móveis atingiu os 4.972 e, segundo o comunicado, verificou-se um "forte crescimento na utilização de dados móveis", de 102%.

"Apesar da forte agressividade do mercado, a Vodafone Portugal mostra sinais de recuperação", lê-se no comunicado.

A operadora britânica de telecomunicações apresentou hoje os resultados do grupo, que evidenciam uma queda de 2,3%, no semestre para 20,3 mil milhões de libras (cerca de 28,2 mil milhões de euros).

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório